O que é Marketing Digital? Quais as diferenças entre o marketing tradicional e o Marketing Digital?
Segundo Philip Kotler, o papa do Marketing, o Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor. Por meio de ações e planejamento é possível inserir e divulgar no mercado produtos e serviços. Hoje falamos em Marketing tradicional (ou o offline) e o digital. Ai eu te pergunto, você conhece bem as diferenças?
Em qual desses dois meios é o melhor “lugar” para a sua marca investir em divulgação?
Abaixo vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre qual poderá ser a sua melhor decisão.
Primeiro ponto a se ter em mente é que não existe receita prática para todos, é necessário pensar e criar uma estratégia de acordo com o que você quer que seu público-alvo receba de informação ou divulgação. Tanto para o marketing tradicional como para o digital é necessário criar um planejamento.
No marketing tradicional, o plano de ação é pensando para canais de comunicação como: rádio, televisão, outdoor, carro de som para alguns segmentos e outros. E também temos os materiais impressos como: revistas, jornais, e até mesmo as panfletagens em semáforos. Esses são os famosos canais offline.
Vou te passar algumas vantagens dessa estratégia:
Visibilidade: dependendo do canal, a marca será vista por milhares de pessoas;
Grande Alcance: com o marketing tradicional é possível atingir locais sem acesso à internet;
Atingir um público de mais idade: alcançar esse público por meio do tradicional é mais fácil, visto que é uma audiência que ainda está em migração para o online;
Realidade: por ser tangível, a comunicação impressa é considerada mais real do que campanhas feitas online;
Duração: o material impresso ainda oferece a vantagem de durar mais tempo. Por exemplo, um flyer pode ficar vários dias na casa ou escritório de uma pessoa;
Já no online as ações de comunicação e marketing são feitas na internet em sites, mecanismos de busca, blogs, redes sociais, mobile e outros meios digitais.
E diferentemente do que alguns empreendedores pensam, é necessário investir sim nesse meio. O online é muito rápido, versátil e os usuários recebem muita informação, por isso é necessário cuidado ao pensar os objetivos da sua marca, dentro destes canais.
Vou te passar as vantagens dessa estratégia:
Maior Segmentação: através de campanhas online é possível criar mensagens diferentes para cada um dos públicos-alvo da empresa;
Grande Alcance: não existem barreiras no online, então a presença na web garante exposição da marca a pessoas do mundo todo;
Rápido: ao contrário dos meios offline, as ações de marketing digital têm resultados instantâneos.
Mensurável: é possível medir os resultados com precisão e em tempo real.
Ajustável: se perceber que uma determinada ação não está tendo bons resultados, é possível ajustá-la ou removê-la imediatamente.
Poder de Viralização: se a empresa tiver um bom conteúdo, as chances de as pessoas compartilharem com amigos e conhecidos é bem grande.
As duas formas de pensar estrategicamente para a sua empresa podem gerar bons resultados. Há quem diga que o Marketing Offline morreu, porém não concordo com isso, pois em determinados segmentos e público, é preciso sim, utilizar os meios offline para se comunicar.
Também é necessário conhecer bem os canais e ações que podem trazer boas divulgações dos seus produtos e serviços. Saber quanto custa investir em cada plataforma, entender onde o seu público-alvo está. E até mesmo usar as duas formas para comunicar sua marca, ou seja, estar presente nos dois ambientes: online e offline.
O segredo é planejar, testar e por último mensurar resultados.
Quer saber mais? conheça o nosso Guia de Marketing Digital para Iniciantes Absolutos
Me conta qual a sua opinião sobre sobre o tema. ;-)